Windows XP vs Linux UBUNTU

Windows vs Linux
Windows vs Ubuntu

Através de minha experiência, com os dois sistemas, posso realmente dizer que Linux é melhor que Windows ! Em todos os aspectos, o Windows não ganha em nenhum ponto positivo. A única coisa que você ganha, utilizando o Windows, é dor de cabeça, perda de tempo, computador lento, vírus, telas azuis de erros inesperados e se você se esforçar muito, depois de algum tempo de uso um sistema corrompido e inacessível.

Devemos antes de afirmar qualquer coisa, ou de ter pensamentos errados, ler mais sobre o assunto, e tentar deixar nosso lado crítico um pouco desativado, e passar a tentar ver o Linux como uma sistema mais promissor.

Existem muitos outros blogs que fazem uma excelente compação de Windows X Linux. Mas quero apenas ressaltar alguns pontos e mostrar como o Linux, em meu caso, mais especificamente o Ubuntu é melhor que o Windows.

Para começar, um pequeno exemplo de um grande sistema operacional:
Acessando o site: https://shipit.ubuntu.com/ é possível solicitar gratuitamente um CD de instalação do Ubuntu.
Acessando o site: http://www.windowsxp.com/ é possível verificar o preço para adquirir este ” incrível sistema operacional PAGO
Detalhes que não são notados por todos, já que maior parte de usuário Windows XP, possuem o sistema operacional com licença pirata.

Obviamente, você pode utilizar o Ubuntu, sem precisar esperar seu CD chegar. Ajudando a comunidade com os cortes nas despesas, facilmente pode-se fazer o download de uma versão do Ubuntu pelo link: http://www.ubuntu.com/getubuntu/download.

A Instalação do Ubuntu é fácil, e para aqueles que ainda teimam em usar Windows, é possível rodar o Ubuntu direto do CD, para testar suas funcionalidades. Também é possível usar essa função de LIVE CD para recuperar arquivos em máquinas Windows, depois que o sistema corrompe e se torna inutilizável.

No inicio, pode ser um pouco difícil para se adaptar, porque talvez esteja acostumado a usar o mesmo windows, mas logo com um pouco de paciência e prática será mais simples e fácil de encarar.

Posso relatar como experiência própria que de cara não foi fácil largar 100% o uso do sistema Windows. Utilizei durante algum tempo os dois sistemas instalados em meu computador pessoal ( DUAL-BOOT ), mas depois de uma semana, formatei todo o PC e deixei apenas o Ubuntu rodando. É difícil encontrar um ex-usuário Linux, o que explica o crescimento da comunidade Open source ou código aberto.

Depois que comecei a usar o Ubuntu, problemas grandes apareceram. Não adianta dizer que não tem problemas, e quando você for experimentar se encontrar algum problema vai dizer que tudo o que eu afirmei é mentira. Mas reconhço claramente que os problemas que eu enfrentei e consegui resolver, foram por conta da falta de conhecimento no uso do sistema. Diferente do Windows que se tem um problema no sistema, pode ter muitas causas, já com o Linux, um problema pode ser encarado como falha no Hardware ou falha humana.

Um dos problemas mais comuns encontrados no Ubuntu, é a dificuldade de instalar pacotes de programas não disponíveis no repositório. Em outras palavras, para instalar ou procurar um novo programa, basta entrar no terminal e digitar:

sudo aptitude search nome_do_aplicativo

sudo aptitude install nome_do_pacote_desejado

O primeiro comando exibe a lista de pacotes com o nome especificado, e o segundo instala o pacote desejado. Após isso, a nova aplicação já estará disponível para uso, sem precisar reinicializar, nem alterar mais nada. O problema que pode ser encontrado, é por exemplo para instalar um programa que não se encontra na lista, como é o caso do Skype para linux. Neste caso devemos entrar no site do Skype, http://www.skype.com/download/skype/linux/choose/ e baixar o pacote para Ubuntu, geralmente com extenção .deb . Após efetuar o download, basta entrar no terminal e digitar:

dpkg -i nomedopacote.deb

E pronto, foi o suficiente para instalar o Skype.

Diversos outros problemas podem ser encontrados todos os dias ao utilizar o Ubuntu, mas todos eles podem ser resolvidos com facilidade, e o fator que permite tal facilidade é por ser livre, onde muitas e muitas pessoas trabalham com o propósito de melhorar o sistema, ao contrário do Windows que é desenvolvido por um numero limitado de pessoas em ambiente privado corporativo.

Bem, espero que eu tenha despertado interesse sobre o assunto,
Para mais detalhes visite a comunidade brasileira do Ubuntu: http://www.ubuntu-br.org/
Site Oficial: http://www.ubuntu.com/

Share
  • Pingback: Windows XP vs FFmpeg e Mplayer | Rafael Biriba Blog's()

  • Eric

    Todo mundo ta mais acostumado com o XP, eu acho o XP melhor em termos de jogos e executação de softwares, mas o ubuntu é livre, leve e tem o compiz-fusion, mas não me sinto tão “em casa” quanto usando XP…

  • Olá Eric,

    Concordo com você ! Utilizo do XP atualmente apenas para jogos e outras bobagens mais !

    Só que, existem formas um pouco mais trabalhadas de resolver isso e migrar completamente para o ubuntu!

    Inclusive, já tenho um post sendo escrito sobre isso!

    Recentemente, o virtualbox já trabalha com emulação 3D, com isso você pode rodar jogos num windows emulado em seu ubuntu ( Chega de Dual-Boot 🙂 ), fora que alguns jogos ja rodam muito bem apenas com o Wine !

    Bom, mais pra frente veremos isso com detalhes…

    Abraços,

  • roberiocorreia

    de fato é muito interessante o progresso que as distros linux tiveram ao longo do tempo e quantos adeptos ao open source surgiram desde então.
    Para radicalizar e largar totalmente os SO da Microsoft, as distro linux precisam pensar em todos os programas que rodam no windows e fazer algo similar.
    Será porque grandes corporações como a Adobe e a Corel, não criaram versões de seus programas para rodar no Ubuntu ou em outra distro qualquer ?
    Photoshop e corel x4 nunca vi rodando em LInux, a não ser pelos emuladores da vida como o Wine.

    Agora responda, se o windows já não presta instalado, será que vai rodar legal dentro do wine por exemplo ?

    Abraços!!

  • Olá Roberio,

    Concordo plenamente quando você disse:
    “se o windows já não presta instalado, será que vai rodar legal dentro do wine por exemplo”

    Mas, temos que analisar que Wine foi criado como um “quebra-galho” para facilitar a vida de quem sempre foi usuário windows e migrou para linux…

    Acho dificil mesmo trocar meu photoshop pelo gimp, ou meu office pelo openoffice, mas são coisas bem específicas, e que rodam razoavelmente bem pelo wine…

    Só gostaria de destacar que wine é diferente de windows… windows por si só é uma porcaria, já o wine, são bibliotecas do windows adaptadas para rodas os executáveis dentro do linux…

    Agora, para descutir na ponta do lápis, se é melhor windows ou linux, temos que analisar os 360 graus….

    Um amigo sempre me disse o seguinte… Mac é pra designers, linux par desenvolvedores, e windows para jogar… Eu concordo, você não ?

    Só gosto de enfatizar uma coisa, que na verdade é o ponto forte do linux: só acesso a internet, e principalmente em sites de banco pelo linux, ou num windows com um firewall MUITO bom e que eu confie,…

    Leia em: https://rafaelbiriba.com/2009/09/13/vulnerabilidade-do-site-da-vivo-seu-windows-pode-ter-sido-afetado-e-ja-nao-ser-mais-seguro.html o quanto o windows é vulnerável !

    Abraços,

  • Eu cá concordo com o post do blog, acho o Ubuntu melhor do que o Windows, por ser gratuito, mais leve, não apanhar vírus (evitando assim aquelas manhãs e tardes inteiras a formatar o pc por causa do porcaria dos vírus… E também acho o Ubuntu mais prático que o Windows, aliás, acho até o visual mais bonito e mais personalizável do que o Windows. Na minha opinião, o Ubuntu Linux é o melhor SO que existe.

  • Olá Rúben,

    Fico feliz em saber que concordou comigo !
    Linux realmente é muito bom.. Ainda acho que um dia, o “Império do Windows” vai acabar !

    Abraços,

  • Pingback: Retrospectiva 2009: Os posts mais visitados do blog | Rafael Biriba Blog()

  • Pingback: Retrospectiva 2009: Os posts mais visitados do blog | Planeta Globo.com()

  • erasmo

    eu migrei totalmente para o ubuntu 10.04 LTS!
    instalei o wine e rodou tudo, até call of duty 2!
    no ruidows rodava perfect, no wine da lag X(.
    mesmo assim não vou voltar pro ruidows 😉 ! tenho 512 mb de memoria, vou comprar 2 gb e resolver o meu problema!!! viva o linux (não é propaganda de outro forum RSRSRS!).

  • É isso aí cara…
    Concordo plenamente com você…

    A equipe do wine está melhorando cada vez mais a parte de aceleração 3D, está ficando cada vez melhor mesmo !

    Abraços,

  • Paulo Guarnieri

    Pois eu discordo totalmente! Eu tenho uma experiencia bem diferente. Uso windows xp em casa e linux no trabalho, e em casa meu pc nunca travou. Faz dois anos que o último malware entrou no meu windows xp, então só posso concluir que no mínimo é um grande exagero isso de falar que no windows voce terá virus. É só saber se cuidar!! Desempenho excelente, meu pc de casa leva 20 segundos pra carregar e 3 pra desligar. Não é grande coisa não, um intel celeron D 325 com 1gb de ram ddr. Mas no linux do meu trabalho a situação é outra, bem diferente, com 15 minutos para carregar, os pc travando, nunca consegui instalar nada, nem plugins, nenhum tecnico aliás conseguiu,
    claro que é por causa da distro, de nome metasys, já ouviram falar? Também é linux! Se fosse um negocio padronizado talvez não aconteceria isso.. mas de qualquer forma os aplicativos do linux também me decepcionam. Vou citar só um exemplo, o amarok, demora uma eternidade para carregar as musicas, as vezes não carrega e não consigo fazer nem a centésima parte das coisas que faço no WMP.

  • Olá Paulo,

    Bom, esse é realmente um assunto muito polêmico… Por um certo lado, você também não está errado !

    Eu usei Windows durante um bom tempo, sem ter nenhum problema com travamento e nem virus.

    Mas o que eu coloco em questão é: o Linux além de gratuito, ainda é seguro. Hoje eu não faço nenhuma transação bancária, que não seja num linux… Por mais seguro que você pense que seu windows é, pode ter uma falha ou mesmo um malware já alojado que os anti-virus/spyware/malware não conseguem pegar…

    Se você parar pra analisar bem, o que é mais certo de se dizer, sem sombra de dúvida ? Que o Linux é seguro ou que o Windows é seguro ?

    Quanto ao Metasys, até onde eu sei, é uma derivação do SuSe com Fedora e que foi bastante utilizado pelo governo no programa “Computador para todos”…

    Se você quer testar e experimentar distribuições linux, procure um Ubuntu (recomendado para iniciantes) ou mesmo um Debian, e depois me diga o que achou !

    Abraços,

  • Paulo Guarnieri

    Bom, eu instalei o mandriva, dizem que tambem é para iniciantes. Eu tenho 2 hds ide, cada um com seu proprio cabo flat, em conectores diferentes, sendo um de 80 giga com o xp instalado, e o outro vazio. Com o instalador do mandriva, em live cd, eu particionei o outro hd – sdb ( ? ), em uma partição de 22gigas e nela instalei o mandriva. Na outra eu deixei em branco. Tambem gravei o tal de grub no 1º hd, que estava identificado como sda ( ? ) pois dizem que é preciso para dar dual boot. Resultado: ao reiniciar o pc a tela de grub congelou, deu error 21, não carregou o mandriva e nem mais o xp! Passei um sufoco de horas na frente do pc, em live cd, buscando tutoriais com dicas de entendimento dubio, confuso, tentando editar arquivos executáveis, e nenhum resultado. Aí mudei o foco da pesquisa, para recuperar a mbr do xp. No primeiro resultado do google: insira o cd do xp, escolha a opçao R, digite fixboot, enter , fixmbr, enter e… TCHAN TCHAN TCHAN TCHAN.. O bom e velho xp voltou para matar a minha saudade.
    O mandriva está repousando neste momento no outro hd. Mas quero fazer uma ultima tentativa para ter um dual boot com linux e windows, de modo fácil e descomplicado. Qual é a melhor forma de fazer isso?

  • Olá Paulo,

    Teria algum motivo em específico por ter escolhido o Mandriva ?

    Se não, baixe e instale o Ubuntu (http://www.ubuntu.com/) no seu segundo HD 😉

    Abraços,

  • bruno luis

    Legal o seu ponto de vista, Rafael, sobre o linux Ubuntu. Já testei o Ubuntu 9.10, o Windows Xp e atualmente estou mexendo com o Windows 7. O que eu observei nestes testes é que o linux tem limitações como:
    1. Não tem jogos e programas com a mesma variedade do windows.
    2. Toda vez que vc tem que instalar algo, vc tem que chamar o terminal para digitar o comando. O que na familia windows isso nao acontece.
    Claro, que o mesmo sistema em questao, ubuntu, tem pontos fortes como: segurança, agilidade, interface elegante, gratuito enfim. O que eu quero dizer é que se o Ubuntu superar suas deficiencias, ou melhor, trazer os grandes produtores de jogos e programas para o seu lado, nao duvidaria em nada de que o Bill Bill irá perder o sono.
    Abraço
    PS: Estou reinstalando o ubuntu 9.10 para ver as atualizacoes da versao 10.04. Como eu sou um infomaniaco quero ver as melhorias. Antes tarde do que nunca não é mesmo!?!?!

  • Olá Bruno,

    Respondendo a 1)
    Acho que antes de você escolher seu sistema operacional, você deve definir exatamente para qual finalidade você utiliza seu computador.

    Quando comecei com o linux, me perguntava a mesma coisa… E os jogos ? Apesar de já existirem alguns, acho que jogos para linux ainda estão meio distantes…

    Na época, eu fiz um dual boot com xp+ubuntu para poder jogar, mas eu utilizava o xp só pra jogar mesmo, não tinha nem placa de rede instalada. Até que eu comprei um xBox e parei de usar o windows.

    Respondendo a 2)
    Você não precisa instalar tudo o que precisa pelo terminal. Você pode acessar o Gerenciador Synaptic e escolher “visualmente” o que deve ser instalado.

    Então é isso… Instala o Ubuntu e faça os seus testes… =) Mas pense na possibilidade de trocar seu computador por um video-game, acho que o resultado será melhor 😉

    Abraços,

  • Daltro Augusto Campanher de Souza

    No meu PC estou com um dual-boot entre o Windows 7 e o Ubuntu 11.04. O Ubuntu é muito mais rápido. Sei que existem VMs, mas elas perdem muito desempenho para jogos, mesmo sendo pelo VirtualBox. Vou tentar instalar aquele tal de PlayOnLinux pra abrir os aplicativos do Windows… No momento, estou usando o Windows 7.

    • Olá Daltro,

      Não vou mentir pra você só para defender um lado… Linux é muito bom, é rápido, tem um desempenho bem melhor para a maioria das coisas, mas quando se fala em jogos, eu concordo com você… Tem que existir o dual boot mesmo.

      Até mesmo as pessoas que usam Mac Books preferem instalar um windows junto para rodar seus jogos…

      O PlayOnLinux, ou mesmo o wine, já tem suporte de uns jogos bons, mas se quiser mesmo bons desempenhos gráficos e tudo mais, parte pro dual boot.

      Abraços,

  • Alexandre

    Eu uso os 2 sistemas pois o Windows é um mal necessário ……..por enquanto!